Inclusão escolar : dificuldades, experiências e desafios na perspectiva do ensino infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPolidoro, Maurício-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Mariana Camarotto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:00:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:00:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51957-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51957-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Mauricio Polidoro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O trabalho com a inclusão escolar não é uma tarefa fácil, os/as professores/as têm apresentado algumas dificuldades nesse sentido. Este trabalho aborda algumas destas dificuldades e contribui para a reflexão sobre a importância de buscar meios para sanar estes obstáculos, sem deixar de dar a devida relevância aos processos de ensino e de aprendizagem. Apresentamos o estudo de caso de uma professora de apoio em sala de aula e seu trabalho com uma aluna diagnosticada com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, associado ao Transtorno do Espectro Autista, em seguida, discutimos os resultados de uma pesquisa com os/as professores/as da escola da aluna em questão, sobre a importância da inclusão e as dificuldades encontradas neste trabalho. Por fim, discorremos acerca da ludicidade e da mediação como estratégias fundamentais a serem utilizadas pelos/as professores/as para despertar o interesse dos/as estudantes e provocar a aprendizagem e o desenvolvimento destes, sobretudo, dos inclusos.-
Formato: dc.format1 arquivo (17 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças com distúrbio do déficit de atenção-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Título: dc.titleInclusão escolar : dificuldades, experiências e desafios na perspectiva do ensino infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.