Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pires, Ana Christina Duarte | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Prado, Margarete de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:16:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:16:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51954 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51954 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Ana Christina Duarte Pires | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho se propõe a verificar o nível de conhecimento dos estudantes do 8º ano da Escola Básica Municipal Vidal Ramos da rede municipal de Blumenau sobre bullying e também formas de minimizar esta prática. Para tanto, foi aplicado um questionário aos alunos?as, entregue texto explicativo, feita leitura de textos sobre pessoas famosas que superaram o bullying e obtiveram sucesso e reconhecimento e, mostra de clipes de músicas que tratam sobre este assunto. E ainda, foi realizado um trabalho em duplas na sala de informática. Após a finalização dos trabalhos, os mesmos foram socializados em sala de aula e neste momento foi realizada uma nova discussão sobre o assunto, para esclarecimentos de dúvidas. O questionário produzido, bem como os gráficos realizados foram disponibilizados para a escola. Através do questionário observou-se que a escola precisa estar melhor preparada para intervir nos casos de bullying e ainda, como auxiliar as vítimas de bullying, já que estas algumas vezes não costumam denunciar seu agressor. | - |
Formato: dc.format | 17 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia infantil - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violencia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assédio nas escolas | - |
Título: dc.title | Bullying : um problema de todos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: