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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Monteiro de Lima, Shirley A. | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Sales, Márcio dos Reis | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:38:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:38:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51953 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51953 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Shirley Acioly | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O processo educativo e formativo de meninos e meninas é determinante na construção de uma sociedade livre desigualdades e preconceitos. Esse processo educacional formal se inicia desde a Educação Infantil que, em São Paulo, acontece nos Centros de Educação Infantil (CEI), para crianças de zero a três anos e se prolonga nas Escolas de Educação Infantil (EMEI) para crianças de quatro a seis anos de idade. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é discutir a contribuição da Educação Infantil, especificamente no trabalho realizado na EMEI com crianças de 4 a 6 anos, na formação de meninas e meninos para uma educação não sexista, capaz de colaborar na formação da identidade de gênero desprovida de valores ou preconceitos que possam privilegiar comportamentos considerados adequados para cada gênero e a reprodução do machismo. Por meio da pesquisa bibliográfica e observando uma escola de Educação Infantil da zona Leste da capital paulista, refletimos sobre os procedimentos que contribuam na educação de crianças em busca do respeito desde a infância. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (17 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças e sexo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Homossexualidade e educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Aspectos sociais | - |
| Título: dc.title | As relações de gênero na educação infantil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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