Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Valéria dos Santos de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Luiz Fernandes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:33:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:33:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51947 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51947 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Valéria dos Santos de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A discussão sobre a diversidade apesar de ser algo importante, observa se que ainda está sendo pouca discutida no ambiente escolar, assim podendo contribuir para o aumento da violência contra as pessoas que assumem sua identidade de gênero os - LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) quebrando os estereótipos impostos pela sociedade e onde apenas o heterossexual é julgado "correto". Além disso, os professores possuem dificuldades em discutir esta questão em sala de aula, principalmente quando se trata de gênero, conforme foi comprovado com este trabalho por meio de questionário aplicado para quarenta e um professores e funcionários do Colégio Estadual no Município de Munhoz de Mello, com questões voltadas para a definição de gênero e como são trabalhados didaticamente em sala de aula. O principal objetivo do artigo foi pesquisar quais as visões de professores e funcionários sobre a diversidade no ambiente escolar e quais desdobramentos da discussão do assunto com os alunos. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (23 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homossexualidade e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientação sexual | - |
Título: dc.title | Discutindo a diversidade no ambiente escolar : desafios dentro de uma escola | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: