Representações sociais de estudantes do ensino médio da escola pública sobre educação inclusiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOrquiza, Liliam Maria-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Lucilia Vernaschi de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:23:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:23:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51945-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51945-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Liliam Maria Orquiza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A educação inclusiva deve ser uma ação político-pedagógica que garanta a todos/as os/as estudantes igualdade de direitos à aprendizagem, mas principalmente, que sejam dadas condições àqueles/àquelas que, por motivo de deficiência e diversidade, se beneficiem igualmente da função social da escola, que é a de ensinar e democratizar os bens culturais transmitidos em forma de conteúdos escolares. O objetivo da presente pesquisa foi o de investigar como ocorrem as representações sociais de educação inclusiva por estudantes de uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública paranaense. Participaram da pesquisa 25 alunos, que responderam a uma entrevista estruturada com seis questões, compostas por uma parte objetiva representada por dados estatísticos e outra subjetiva, discutidas por meio de análise de conteúdo, sustentada por teóricos de cunho psicossociais. Os resultados apontaram que os grupos de estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem constantes e os minoritários formados por diversidade humana necessitam ser melhor estudados e compreendidos em suas especificidades.-
Formato: dc.format1 arquivo (14 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão (Educação)-
Palavras-chave: dc.subjectMinorias - Educação-
Título: dc.titleRepresentações sociais de estudantes do ensino médio da escola pública sobre educação inclusiva-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.