Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Salino, Rita Estela | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Letícia Gislaine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:19:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:19:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51935 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51935 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Rita Estela Salino | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Especialização em ... | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo visa analisar a vivência das educadoras sobre as mudanças ou persistências no que diz respeito ao cotidiano da divisão entre família e trabalho. Apresenta-se um levantamento histórico por meio de autores e autoras referente às lutas pela igualdade de gênero e as conquistas ao longo dos últimos anos. A metodologia é de cunho qualitativo, por meio de entrevistas com oito educadoras na faixa etária entre 20 a 50 anos, do Colégio Estadual do Campo Dr. Juscelino Kubitschek de Oliveira com a oferta de Ensino Fundamental e Ensino Médio, com 552 alunos na cidade de Lapa. Os relatos evidenciaram que as educadoras possuem visões diferenciadas em relação á vivência do gênero por se tratar de gerações específicas. Os dados da pesquisa de campo são confrontados com aportes teóricos e com políticas públicas de gênero e que vêm sendo implantadas recentemente. Os resultados demonstram que as educadoras usufruem de certas conquistas. No entanto, reconhecem que são responsáveis por cumprir obrigações do trabalho, da maternidade e das atividades domésticas. Diante deste cenário, evidencia-se a persistência da desigualdade de gênero. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (15 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professoras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Professores e alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornadas de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres - Trabalho | - |
Título: dc.title | Vivências de mulheres trabalhadoras da educação : mudanças ou persistências | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: