Vivências de mulheres trabalhadoras da educação : mudanças ou persistências

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Autor(es): dc.contributorSalino, Rita Estela-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorVieira, Letícia Gislaine-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:19:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:19:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51935-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51935-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Rita Estela Salino-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Especialização em ...-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo visa analisar a vivência das educadoras sobre as mudanças ou persistências no que diz respeito ao cotidiano da divisão entre família e trabalho. Apresenta-se um levantamento histórico por meio de autores e autoras referente às lutas pela igualdade de gênero e as conquistas ao longo dos últimos anos. A metodologia é de cunho qualitativo, por meio de entrevistas com oito educadoras na faixa etária entre 20 a 50 anos, do Colégio Estadual do Campo Dr. Juscelino Kubitschek de Oliveira com a oferta de Ensino Fundamental e Ensino Médio, com 552 alunos na cidade de Lapa. Os relatos evidenciaram que as educadoras possuem visões diferenciadas em relação á vivência do gênero por se tratar de gerações específicas. Os dados da pesquisa de campo são confrontados com aportes teóricos e com políticas públicas de gênero e que vêm sendo implantadas recentemente. Os resultados demonstram que as educadoras usufruem de certas conquistas. No entanto, reconhecem que são responsáveis por cumprir obrigações do trabalho, da maternidade e das atividades domésticas. Diante deste cenário, evidencia-se a persistência da desigualdade de gênero.-
Formato: dc.format1 arquivo (15 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProfessoras-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Professores e alunos-
Palavras-chave: dc.subjectJornadas de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres - Trabalho-
Título: dc.titleVivências de mulheres trabalhadoras da educação : mudanças ou persistências-
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