
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Polidoro, Maurício | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Marques, Juliana Vieira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:53:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:53:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51927 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51927 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Mauricio Polidoro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este artigo foi desenvolvido com base na análise de documentos/bibliografias sobre a questão do racismo – que se caracteriza como uma variação do preconceito – na escola, especificamente, com o planejamento da disciplina de Educação Física infantil do município de Maringá. O planejamento tem como alvo atender alunos de quatro e cinco anos. Desta forma, o objetivo geral do estudo foi verificar o tratamento das temáticas racismo e consciência negra junto ao planejamento da disciplina nos centros municipais de educação infantil do município. Seus limites e possibilidades situados em nosso momento histórico, observando apontamentos de organizações internacionais e nacionais, bem como a literatura atual que evidencia o negro como ser histórico ativo nas mais variadas lutas sociais, para além da liberdade e igualdade racial. Essa pesquisa se caracterizou como qualitativa quanto à abordagem; documental e bibliográfica, pois, foi desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. | - |
| Formato: dc.format | 16 p. : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação física - Aspectos políticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Raças - Diferenças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura negra - Brasil | - |
| Título: dc.title | Racismo e educação física : possibilidades e limites do planejamento do ensino infantil municipal de Maringá, para a disciplina de educação física | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: