Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Neves, Christopher Smith Bignardi, 1989- | - |
Autor(es): dc.contributor | Wanzinack, Clóvis | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Aquino, José Batista de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:17:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:17:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51923 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51923 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Christopher Smith Bignardi Neves | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : o presente estudo de caráter qualitativo tem como ponto de partida abordar aspectos da violência escolar e o fenômeno bullying, entre escolares. Procuramos buscar na revisão da literatura, autores com sólidos conhecimentos no assunto, para que nos garantissem embasamentos teórico e lisura à investigação. A pesquisa foi realizada com 104 estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal CEU EMEF Lajeado, localizada na região leste da Cidade de São Paulo. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com 14 perguntas abertas, roda de conversa, discussões e debate de ideais, entre pesquisador e os sujeitos pesquisados. Ao final da investigação pudemos constatar, pelos relatos dos estudantes, que existem inúmeros casos de violência no ambiente escolar e, que em outros casos perpassam o muro da escola, foi constatado que o bullying também se faz presente entre parte dos educandos integrantes da pesquisa. Por fim procuramos aprofundar nossos questionamentos buscando respaldo na legislação vigente. O estudo revelou que, dentre os estudantes entrevistados 14,58% dos alunos e 30,35%, afirmaram terem sofrido intimidação, agressão e, que se levando em conta a periodicidade, a frequências e os motivos é afirma que se trata de bullying. | - |
Formato: dc.format | 20 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assédio nas escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Violencia | - |
Título: dc.title | Agressão silenciosa, bullying entre estudantes : causas e efeitos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: