Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Salino, Rita Estela | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Pillati, Jamaira Jurich | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:36:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:36:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51917 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51917 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Rita Estela Salino | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O ambiente escolar brasileiro é composto pela diversidade cultural levando-se em conta a dimensão territorial, os aspectos socioeconômicos e as formas de colonização. O presente artigo tem como objetivo trazer algumas reflexões a respeito da importância de estimular professoras e professores a estarem alerta às práticas exclusivas e discriminadoras que permeiam o ambiente escolar, assim como a necessidade de constituir práticas pedagógicas que garantam um ambiente escolar seguro e que estejam voltadas ao desenvolvimento das diversas identidades individuais garantindo a permanência e igualdade de oportunidades às diferentes orientações sexuais e identidades de gênero. Podendo ilustrar a importância da ação de educadores junto a suas alunas e seus alunos, para além dos conteúdos obrigatórios e formais, buscando uma pedagogia mais humanizada. Para isso, partiremos de uma atividade pedagógica específica e da análise dos discursos produzidos por alunos de duas turmas do Ensino Médio que relataram suas experiências pessoais de momentos em que se sentiram excluídos no ambiente escolar em contextos que passam muitas vezes despercebidos pelos educadores, ou que são relegados frente ao currículo oficial. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (16 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homossexualidade e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assédio nas escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientação sexual | - |
Título: dc.title | Práticas discriminatórias e exclusões de gênero e diversidade no ambiente escolar : preconceito e evasão | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: