Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Wanzinack, Clóvis | - |
Autor(es): dc.contributor | Orquiza, Liliam Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Romanholo, Iraci Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:52:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:52:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51912 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51912 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Liliam Maria Orquiza | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo tem o intuito de discutir criticamente o fenômeno bullying no espaço escolar. Para convergir ao objetivo proposto, realizou-se uma revisão bibliográfica visando defini-lo, verificar quais são as principais consequências para as vítimas, classificar as pessoas envolvidas na prática de bullying. Esse tipo de violência caracteriza-se pelo fato das agressões serem repetitivas e frequentes. Geralmente, não existem motivos aparentes que expliquem as agressões. Os perfis das vítimas quase sempre indicam alguma vulnerabilidade em relação ao agressor, que são exploradas por este último. Há indícios de que o bullying é muitas vezes classificado incorretamente como brincadeira ao invés de violência. As escolas nem sempre sabem lidar com essa questão e precisam de suporte para enfrentar o bullying. Esta revisão bibliográfica embasou a elaboração um projeto intitulado A união faz a força: todos juntos contra o bullying, que se baseia na entrega de boletins informativos a pais, mães ou responsáveis das crianças que estudam na Creche Municipal Sílvia Maria Braga Alves, no município de Itambé, Estado do Paraná, para conscientizar as pessoas sobre a presença do bullying nas escolas. | - |
Formato: dc.format | 15 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assédio nas escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violencia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia infantil - Educação | - |
Título: dc.title | Bullying nos espaços escolares : um novo problema ou um problema antigo com novo nome? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: