Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Orquiza, Liliam Maria, 1959- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Prestes, Giovania Aparecida Ferrarezi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:41:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:41:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51903 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51903 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Daniela Resende Archanjo | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Cada um dos seres humanos pertencentes ao mundo possui uma identidade, a qual é formada por fatores variados que se dão em contextos variados. Um dos locais que contribui para a formação dessa identidade é a escola. Porém, neste mesmo local, algumas identidades são ignoradas, principalmente, no que diz respeito ao gênero e à orientação sexual. Considerando que este é um ambiente excelente para se discutir a diversidade sexual, torna-se pertinente a proposta de levar essa discussão para o âmbito educacional, trabalhando com professores que podem no cotidiano da comunidade escolar alterar o cenário atual, o qual é carregado de preconceito e intolerância. Tal prática torna-se necessária, pois, é conhecendo as diferenças, que se aprende a trabalhar com elas, sem que nenhuma identidade seja excluída dentro da sala de aula. Portanto, a proposta aqui apresentada, é a de criar um ambiente propício, para que o tema da diversidade sexual possa ser trabalhado de forma produtiva que caminhe rumo à igualdade. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homossexualidade e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientação sexual | - |
Título: dc.title | Diversidade sexual na escola : uma questão de gênero | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: