Escolhe de menino ou de menina? Rompimentos e aceitações das fronteiras de gênero nas brincadeiras de crianças de 6 e 7 anos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Rosa Maria Frugoli da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Giliane Duarte de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:03:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:03:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51902-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51902-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Rosa Frugoli-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo reflete questões de gênero e educação. Analisa rompimentos e aceitações das fronteiras de gênero nas brincadeiras de crianças de 6 e 7 anos, identificando se alunos do 1º ano do ensino fundamental aceitam as fronteiras de gênero determinadas pela sociedade. Por meio de método qualitativo e quantitativo, analisou-se 118 crianças, sendo 62 meninos e 56 meninas em aulas de Educação Física. Situações propositais foram colocadas para identificar manifestações de comportamentos dos discentes conforme suas atitudes e opções de brincadeiras. Constatou-se em porcentagem, que os rompimentos ocorrem em maior número com meninos do que meninas; que parte dos alunos quando presenciam outra criança rompendo os padrões socialmente determinados de escolha de brincadeiras revelam atitudes de rejeição a este fato e justificam com conteúdos sexistas; que há crianças que rompem sem se importar com o que os colegas manifestam; e que um percentual de crianças manifesta receio nas opções da brincadeira e tentam disfarçar que estão rompendo os padrões esperados. Conclui-se a necessidade de se trabalhar questões de gênero na escola revisando conteúdos esteriotipados estabelecidos na sociedade.-
Formato: dc.format1 arquivo (17 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia social-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Conduta-
Palavras-chave: dc.subjectSexo - Diferenças-
Título: dc.titleEscolhe de menino ou de menina? Rompimentos e aceitações das fronteiras de gênero nas brincadeiras de crianças de 6 e 7 anos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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