
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Rosa Maria Frugoli da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Almeida, Giliane Duarte de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:03:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:03:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51902 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51902 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Rosa Frugoli | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo reflete questões de gênero e educação. Analisa rompimentos e aceitações das fronteiras de gênero nas brincadeiras de crianças de 6 e 7 anos, identificando se alunos do 1º ano do ensino fundamental aceitam as fronteiras de gênero determinadas pela sociedade. Por meio de método qualitativo e quantitativo, analisou-se 118 crianças, sendo 62 meninos e 56 meninas em aulas de Educação Física. Situações propositais foram colocadas para identificar manifestações de comportamentos dos discentes conforme suas atitudes e opções de brincadeiras. Constatou-se em porcentagem, que os rompimentos ocorrem em maior número com meninos do que meninas; que parte dos alunos quando presenciam outra criança rompendo os padrões socialmente determinados de escolha de brincadeiras revelam atitudes de rejeição a este fato e justificam com conteúdos sexistas; que há crianças que rompem sem se importar com o que os colegas manifestam; e que um percentual de crianças manifesta receio nas opções da brincadeira e tentam disfarçar que estão rompendo os padrões esperados. Conclui-se a necessidade de se trabalhar questões de gênero na escola revisando conteúdos esteriotipados estabelecidos na sociedade. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (17 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Conduta | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sexo - Diferenças | - |
| Título: dc.title | Escolhe de menino ou de menina? Rompimentos e aceitações das fronteiras de gênero nas brincadeiras de crianças de 6 e 7 anos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: