Famílias homoparentais nas escolas de educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Heloisa Helena Teixeira de Souza-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão-
Autor(es): dc.creatorQuintas, Fernanda Sabatini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:00:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:00:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51895-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51895-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Martha Helena Teixeira de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo geral deste trabalho foi identificar como algumas escolas de Educação Infantil de São Paulo/SP estão lidando com as famílias homoparentais. Trata-se de pesquisa qualitativa com caráter descritivo, tendo sido realizada no período de setembro a novembro de 2015. As informações obtidas frente aos questionamentos desta pesquisa resultaram em quatro categorias temáticas, sendo elas: O preconceito nas escolas, os avanços no âmbito educacional, Interferências da mídia no debate da homofobia no meio escolar e O papel dos professores e da escola para vencer as barreiras do preconceito. Percebeu-se que as escolas de Educação Infantil estão com debates tímidos sobre o tema ou ainda inexistentes. A formação é um caminho necessário para a construção deste debate, pois há muito misticismo em torno do tema. Estudos aprofundados são necessários, pois a falta de informação ou mensagens errôneas formam barreiras que impedem a continuidade desse processo. Cabe à escola tornar-se um espaço para receber todos os tipos de família e contribuir para que as mudanças sejam positivas.-
Formato: dc.format1 arquivo (20 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectHomossexualidade e educação-
Título: dc.titleFamílias homoparentais nas escolas de educação infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.