Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Heloisa Helena Teixeira de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
Autor(es): dc.creator | Quintas, Fernanda Sabatini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:00:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:00:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51895 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51895 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Martha Helena Teixeira de Souza | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo geral deste trabalho foi identificar como algumas escolas de Educação Infantil de São Paulo/SP estão lidando com as famílias homoparentais. Trata-se de pesquisa qualitativa com caráter descritivo, tendo sido realizada no período de setembro a novembro de 2015. As informações obtidas frente aos questionamentos desta pesquisa resultaram em quatro categorias temáticas, sendo elas: O preconceito nas escolas, os avanços no âmbito educacional, Interferências da mídia no debate da homofobia no meio escolar e O papel dos professores e da escola para vencer as barreiras do preconceito. Percebeu-se que as escolas de Educação Infantil estão com debates tímidos sobre o tema ou ainda inexistentes. A formação é um caminho necessário para a construção deste debate, pois há muito misticismo em torno do tema. Estudos aprofundados são necessários, pois a falta de informação ou mensagens errôneas formam barreiras que impedem a continuidade desse processo. Cabe à escola tornar-se um espaço para receber todos os tipos de família e contribuir para que as mudanças sejam positivas. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (20 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homossexualidade e educação | - |
Título: dc.title | Famílias homoparentais nas escolas de educação infantil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: