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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Hamermüller, Douglas Ortiz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Suave, Thiago Benevenutti | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:33:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:33:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51882 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51882 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Douglas Hammermuller | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A educação se encontra em um processo de ressignificação de sua função devido à nova realidade social e das famílias, com isso o processo de discussão das questões a cerca da diversidade se fazem cada vez mais necessárias. O presente trabalho vem discutir os objetivos da disciplina de Cultura e Movimento e sua função no debate sobre as questões de diversidade, partindo da formação oferecida pelo governo do Estado de Santa Catarina em relação à reformulação da proposta curricular que traz as questões de diversidade como um dos seus eixos principais. O trabalho foi desenvolvido com os alunxs do 5º ano do ensino fundamental, dialogando sobre as relações de gênero e diversidade com eles por meio da aplicação de atividades práticas e de reflexão. Durante o trabalho fica evidente que as questões relacionadas a gênero e diversidade são essenciais e devem estar presentes no currículo escolar. Assim, foi possível perceber que é viável que a escola possa contribuir para a construção de uma sociedade igualitária a partir de intervenções pedagógicas constantes e reflexivas. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (13 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Familia - Aspectos sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orientação sexual | - |
| Título: dc.title | A escola integral e a formação para a diversidade | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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