Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Madruga, Fernanda Pons | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Ern, Talita Deane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:09:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:09:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51881 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51881 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Fernanda Pons Madruga | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho é um estudo de caso que envolveu estudantes ingressantes no ensino técnico integrado ao nível médio no Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul no ano de 2015 que se autodeclararam preto, pardo e indígena. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa. Os procedimentos utilizados foram o levantamento bibliográfico sobre ações afirmativas na esfera educacional no contexto brasileiro, pesquisa documental e aplicação de questionário. A pesquisa foi executada durante o segundo semestre de 2015 e proporcionou identificar o perfil dos estudantes ingressantes através do Sistema de Ações Afirmativas e alguns fatores que contribuem para o ingresso, permanência e evasão destes. A política de assistência estudantil aparece como um conjunto de ações e serviços que potencializam a permanência do estudante, contudo, identificou-se que a evasão e a retenção são fenômenos que envolvem fatores multidimensionais, reforçando a necessidade de implementação de planos estratégicos, possibilitando o diagnóstico em relação às causas da evasão, bem como adoção de medidas administrativas e pedagógicas que contribuam para o seu enfrentamento. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (18 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minorias sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotas Raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ações afirmativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar no ensino de segundo grau | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio - Evasão escolar | - |
Título: dc.title | Preto, pardo e indígena : o(a) estudante ingressante através do Sistema de Ações Afirmativas no ensino técnico integrado ao nível médio no Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul e os enfrentamentos para o ingresso, permanência e êxito escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: