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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Madruga, Fernanda Pons | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Sousa, Sandra Maria de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:00:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:00:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51879 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51879 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Fernanda Pons Madruga | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A imigração haitiana no Brasil se intensificou significativamente nos últimos anos e com isso surgiu a necessidade de que estes imigrantes fossem integrados na sociedade brasileira. Entretanto a barreira linguística do não entendimento do idioma português dificulta a comunicação e a inclusão social dos mesmos. Diante deste fato, entende-se que o ensino da língua portuguesa aos imigrantes viabiliza a comunicação e compreensão da nova sociedade em que estão vivendo e, desta forma, como cidadãos, tenham mais oportunidades, principalmente de trabalho, e, para muitos, a continuidade dos estudos. Para este artigo realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa e participação direta na execução do Projeto Viver Cidadão na cidade de Blumenau, cujo objetivo é ensinar a língua portuguesa aos imigrantes haitianos, e, através deste projeto, verificar como se articularam ações direcionadas à inclusão social. Necessariamente, a concretização perpassa primeiramente pela sua constituição, depois a execução em si, com a participação dos alunos, dos docentes, da cooperação da assistência social do município, porém sem certificação e reconhecimento desta aprendizagem pelas redes públicas de ensino. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (15 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Haitianos - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros | - |
| Título: dc.title | A importância da regulamentação de projetos de ensino da língua portuguesa aos imigrantes haitianos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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