A importância da regulamentação de projetos de ensino da língua portuguesa aos imigrantes haitianos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMadruga, Fernanda Pons-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorSousa, Sandra Maria de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:00:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:00:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51879-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51879-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Fernanda Pons Madruga-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A imigração haitiana no Brasil se intensificou significativamente nos últimos anos e com isso surgiu a necessidade de que estes imigrantes fossem integrados na sociedade brasileira. Entretanto a barreira linguística do não entendimento do idioma português dificulta a comunicação e a inclusão social dos mesmos. Diante deste fato, entende-se que o ensino da língua portuguesa aos imigrantes viabiliza a comunicação e compreensão da nova sociedade em que estão vivendo e, desta forma, como cidadãos, tenham mais oportunidades, principalmente de trabalho, e, para muitos, a continuidade dos estudos. Para este artigo realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa e participação direta na execução do Projeto Viver Cidadão na cidade de Blumenau, cujo objetivo é ensinar a língua portuguesa aos imigrantes haitianos, e, através deste projeto, verificar como se articularam ações direcionadas à inclusão social. Necessariamente, a concretização perpassa primeiramente pela sua constituição, depois a execução em si, com a participação dos alunos, dos docentes, da cooperação da assistência social do município, porém sem certificação e reconhecimento desta aprendizagem pelas redes públicas de ensino.-
Formato: dc.format1 arquivo (15 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectHaitianos - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectLingua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros-
Título: dc.titleA importância da regulamentação de projetos de ensino da língua portuguesa aos imigrantes haitianos-
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