
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mélo, Tainá Ribas, 1982- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Schlindwein, Roseti | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:04:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:04:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51878 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51878 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Tainá Ribas Mélo | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Especialista em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo tem como problemática de investigação verificar se uma determinada escola inserida no município de Itajaí realiza a inclusão dos/as alunos/as com deficiência no contexto dos primeiros anos do ensino fundamental. O objetivo é investigar o processo de inclusão partindo das questões relativas à acessibilidade oferecida aos/as alunos/as com deficiência bem como o processo de ensino aprendizagem a que fazem parte. A metodologia do estudo é de caráter quali- quantitativo sendo a investigação realizada através de observações das atividades escolares e da aplicação de questionário às professoras e agentes de apoio em educação especial. O trabalho teve apoio de autores como Mantoan (1997), Manzini (2004), a Lei de Diretrizes e Bases (1996), os marcos político–legais da Educação Especial (2010) entre outros. A partir destes estudos e o resultado da pesquisa pode-se concluir que no contexto da escola pesquisada a inclusão dos alunos/as com deficiência é uma meta a ser alcançada principalmente no que diz respeito à acessibilidade no entorno e no ambiente escolar, nas práticas pedagógicas adotadas pelos docentes e nas atividades dirigidas em espaços de uso comum. Para isso propostas de ações serão sugeridas partindo dos momentos de formação continuada, à sistematização, implementação e adaptação dos recursos pedagógicos no contexto educacional bem como a parceria com professores/as e agentes de apoio em educação especial na busca de um sistema educacional inclusivo | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (19 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças com deficiência - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão educacional | - |
| Título: dc.title | A inclusão dos alunos com deficiência no contexto escolar | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: