A inclusão dos alunos com deficiência no contexto escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMélo, Tainá Ribas, 1982--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorSchlindwein, Roseti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:04:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:04:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51878-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51878-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Tainá Ribas Mélo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Especialista em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo tem como problemática de investigação verificar se uma determinada escola inserida no município de Itajaí realiza a inclusão dos/as alunos/as com deficiência no contexto dos primeiros anos do ensino fundamental. O objetivo é investigar o processo de inclusão partindo das questões relativas à acessibilidade oferecida aos/as alunos/as com deficiência bem como o processo de ensino aprendizagem a que fazem parte. A metodologia do estudo é de caráter quali- quantitativo sendo a investigação realizada através de observações das atividades escolares e da aplicação de questionário às professoras e agentes de apoio em educação especial. O trabalho teve apoio de autores como Mantoan (1997), Manzini (2004), a Lei de Diretrizes e Bases (1996), os marcos político–legais da Educação Especial (2010) entre outros. A partir destes estudos e o resultado da pesquisa pode-se concluir que no contexto da escola pesquisada a inclusão dos alunos/as com deficiência é uma meta a ser alcançada principalmente no que diz respeito à acessibilidade no entorno e no ambiente escolar, nas práticas pedagógicas adotadas pelos docentes e nas atividades dirigidas em espaços de uso comum. Para isso propostas de ações serão sugeridas partindo dos momentos de formação continuada, à sistematização, implementação e adaptação dos recursos pedagógicos no contexto educacional bem como a parceria com professores/as e agentes de apoio em educação especial na busca de um sistema educacional inclusivo-
Formato: dc.format1 arquivo (19 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças com deficiência - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão educacional-
Título: dc.titleA inclusão dos alunos com deficiência no contexto escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.