Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hellmann, Fernando | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Petry, Roseclei Aparecida da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:59:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:59:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51876 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51876 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Fernando Hellmann | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho buscou identificar quais temas acerca da diversidade estão presentes na Proposta Curricular para a Educação Básica do Estado de Santa Catarina, bem como os possíveis grupos e sujeitos a que esses temas se referem. Trata-se de estudo com abordagem qualitativo-descritiva, caracterizada como investigação documental. Foi empreendido uma análise do conteúdo da última versão da Proposta Curricular para a Educação Básica do Estado de Santa Catarina, atualizada no ano de 2014. Os resultados apontam para os múltiplos tipos de diversidade e descrevem grupos populacionais vulneráveis e minoritários os quais devem ser problematizados nos currículos com vista a garantir o respeito as diferenças. As orientações contidas nesse documento são de relevada importância pedagógica e social, pois orientam a abordagem curricular, podendo, se bem aplicado, minimizar a discriminação e o preconceito. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (17 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minorias - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculo escolar | - |
Título: dc.title | Proposta curricular para a educação básica de Santa Catarina : contemplando a (s) diversidade (s) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: