
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Battezzati, Silma Cortes da Costa, 1962- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Cabral, Paulo Sérgio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:21:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:21:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51873 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51873 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Silma Cortes da Costa Battezzati | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Buscando estimular reflexões sobre questões referentes à sexualidade e ao conceito de gênero nas escolas, este artigo descreve um estudo exploratório realizado com 25 docentes da Escola Básica Gaspar da Costa Moraes, do Município de Itajaí – SC, com o objetivo de analisar como os professores(as) definem o conceito de gênero na sua prática docente e estimular a discussão sobre o conceito de gênero e estimular o interesse dos participantes pelo tema. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário com cinco perguntas aos docentes nos meses de agosto e setembro de 2015. Justificamos a realização deste estudo por entender que seus resultados podem contribuir para promover o desenvolvimento de uma metodologia que possa ser utilizada no contexto escolar e, assim, facilitar processos de ensino e aprendizagem sobre o tema pelos professores e educandos da instituição. Sugere-se a incorporação, pelos professores, de constantes discussões sobre este tema nos encontros pedagógicos, bem como nos contextos de formação continuada para a promoção de debates com os profissionais especialistas no assunto e que atuam no contexto escolar. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (14 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Homossexualidade e educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orientação sexual | - |
| Título: dc.title | Qual o conceito de gênero na perspectiva docente | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: