Discussão de gênero, sim! Relato de experiência em uma escola pública de Itajaí - SC

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Autor(es): dc.contributorCovolan, Nadia Terezinha, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão-
Autor(es): dc.creatorSansonowicz, Onice-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:14:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:14:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51872-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51872-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Nádia T. Covolan-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Através de uma colaboração do Programa de Iniciação à Docência da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) com a Escola de Ensino Médio Professor Henrique da Silva Fontes em Itajaí-SC, foi desenvolvida uma intervenção na disciplina de História do Ensino Médio, identificando a influência do discurso heteronormativo em diferentes campos sociais: científico e da saúde, religioso e filosófico. Dez turmas, totalizando aproximadamente duzentos e dez estudantes, entre dezesseis e dezoito anos participaram da proposta, supervisionados por três estudantes de pedagogia e por uma professora de história. Para a construção da atividade, foram realizadas quatro etapas: (1) seminários orientados com recursos audiovisuais, identificando elementos da heteronormatividade em situações cotidianas; (2) oficinas sobre produção social das assimetrias de gênero, violência e condições desiguais, criando ferramentas de análise do discurso junto aos estudantes; (3) construção de 48 painéis para sensibilização pública utilizados em (4) exposições itinerantes em outras escolas da rede pública e em órgãos públicos. A construção da experiência, das análises, dos painéis e das exposições possibilitaram uma compreensão abrangente sobre as influências da heteronormatividade e a igualdade de gênero nos diferentes meios sociais, atingindo as relações cotidianas. A abordagem do projeto também produziu debates importantes para a formação dos estudantes do ensino médio e dos supervisores envolvidos, reforçando uma relação de conhecimento horizontalizada, com os estudantes e supervisores como protagonistas do processo de ensino/aprendizagem e dos ambientes sociais.-
Formato: dc.format1 arquivo (14 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectHomossexualismo-
Palavras-chave: dc.subjectOrientação sexual-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento sexual-
Palavras-chave: dc.subjectHomossexualidade e educação-
Título: dc.titleDiscussão de gênero, sim! Relato de experiência em uma escola pública de Itajaí - SC-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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