Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hellmann, Fernando | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Maria de Fátima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:16:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:16:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51870 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51870 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Fernando Hellmann | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Incluir a diversidade humana no contexto escolar exige muito mais que obedecer a legislação vigente. Demanda a criação de meios que atendam às necessidades das diferenças entre os seres humanos, acolhendo as suas necessidades específicas. Com isso, entendeu-se necessário trabalhar com estudantes de quarto ano primário de uma escola pública no sul do Brasil, no contexto da inclusão de três alunos especiais na turma. A valorização das diferenças deu-se através do uso das Tecnologias da Informática e a Internet. Esta intervenção teve como escopo a valorização das diferenças através da troca de experiências e a reciprocidade no trabalho escolar através da divisão do espaço tecnológico, na construção do pensamento e dos fazeres no processo de ensino-aprendizagem e a socialização das produções dos alunos da turma na web. Esse trabalho apresentou empecilhos que mais tarde se evidenciam como importantes informações, tais como a vulnerabilidade social muito presente em nosso cotidiano. Percebeu-se que, para alguns estudantes, a sala de Tecnologias na escola é o único meio de acessar os recursos tecnológicos e se conectar com o mundo virtual. No espaço virtual, o qual pode propagar preconceitos, pode ainda valorizar as diferenças. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (13 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Asperger, Síndrome de | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo em crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educaçao especial - Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva - Aspectos sociais | - |
Título: dc.title | A valorização das diferenças no espaço escolar e o uso de tecnologias de informática : um relato de experiência | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: