A valorização das diferenças no espaço escolar e o uso de tecnologias de informática : um relato de experiência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHellmann, Fernando-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Maria de Fátima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:16:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:16:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51870-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51870-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Fernando Hellmann-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Incluir a diversidade humana no contexto escolar exige muito mais que obedecer a legislação vigente. Demanda a criação de meios que atendam às necessidades das diferenças entre os seres humanos, acolhendo as suas necessidades específicas. Com isso, entendeu-se necessário trabalhar com estudantes de quarto ano primário de uma escola pública no sul do Brasil, no contexto da inclusão de três alunos especiais na turma. A valorização das diferenças deu-se através do uso das Tecnologias da Informática e a Internet. Esta intervenção teve como escopo a valorização das diferenças através da troca de experiências e a reciprocidade no trabalho escolar através da divisão do espaço tecnológico, na construção do pensamento e dos fazeres no processo de ensino-aprendizagem e a socialização das produções dos alunos da turma na web. Esse trabalho apresentou empecilhos que mais tarde se evidenciam como importantes informações, tais como a vulnerabilidade social muito presente em nosso cotidiano. Percebeu-se que, para alguns estudantes, a sala de Tecnologias na escola é o único meio de acessar os recursos tecnológicos e se conectar com o mundo virtual. No espaço virtual, o qual pode propagar preconceitos, pode ainda valorizar as diferenças.-
Formato: dc.format1 arquivo (13 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAsperger, Síndrome de-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao especial - Crianças-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva - Aspectos sociais-
Título: dc.titleA valorização das diferenças no espaço escolar e o uso de tecnologias de informática : um relato de experiência-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.