Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Magda Tânia Martins da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Magda Cipriani | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:50:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:50:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51868 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51868 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Magda Martins | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Especialista em Gênero e Diversidade | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa foi realizada no município de Blumenau, em um centro de educação infantil, com amostragem de quatro professoras e trinta e seis crianças, dentre as quais se destacaram algumas situações e respostas que serão abordadas no decorrer do artigo. O objetivo central visa a discutir como as vivências pessoais dos profissionais da educação infantil interferem na rotina da prática pedagógica nos mais variados espaços onde atuam, influenciando na formação da identidade de gênero das crianças. Aparentemente as professoras não apresentam inquietação nas suas práticas profissionais, nas discussões em grupos, e nas paradas a fim de estudar os documentos oferecidos para enriquecer o conhecimento de mundo das crianças, assim como respeitá-las em sua diversidade, ampliando a educação familiar. Desta maneira, esses profissionais poderiam ampliar também a visão acerca da conduta "normalista" que grande parte dos professores estabelece ao conduzir separadamente meninas e meninos a brincar, comportar-se ou encaminhá-las para determinada atividade, atitude que reproduz maneiras sexistas, preconceitos estabelecidos na sociedade e uma visão distorcida e limitada da noção de gênero. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (15 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexo - Diferenças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educaçao - Aspectos sociais | - |
Título: dc.title | Experiências culturais docentes e educação infantil : influência sobre a identidade de gênero | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: