
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Hellmann, Fernando, 1982- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
| Autor(es): dc.creator | Peruzzo, Leomar | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:03:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:03:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51867 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51867 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Fernando Hellmann | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Partindo do pressuposto que as condições de igualdade podem ser construídas na relação coletiva, o espaço escolar constitui importante local de construção dos sabres, atitudes e concepções que em diversos aspectos podem reproduzir desigualdades, exclusões e violências ao diferente. O presente trabalho propõe perceber, por meio de workshop teatral, os discursos de escolares a respeito do tema da diversidade, antes e após uma intervenção teatral sobre a temática. Participaram dez alunos do sexto ao nono ano, os quais responderam a sete perguntas antes e após o workshop teatral "Convivendo com a Diversidade na Escola". Foi possível perceber o desconhecimento da temática e reproduções de discursos heteronormativos religiosos. Contudo, após a intervenção, observou-se mudanças qualitativas nas respostas e que a intervenção teatral é um meio educativo para trabalhar temas como diversidade e gênero. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (20 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Homossexualidade e educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orientação sexual | - |
| Título: dc.title | Gênero e diversidade : convivendo com o diferente na escola pública de Blumenau | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: