
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Hamermüller, Douglas Ortiz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Day, Jonas Martins | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:26:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:26:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51865 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51865 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Douglas Ortiz Hammermuller | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Especialista em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa discute as imensuráveis dificuldades de convívio entre estudantes de diferentes raças no cotidiano escolar. O convívio dessas diferenças na escola revela como a identidade negra é marcada por desigualdades sociais e raciais. O Brasil é caracterizado por diversas etnias e culturas, e essa miscigenação gera conflitos sociais, e dentro do âmbito escolar é perceptível a falta de conhecimento e desinformação em relação ao tema, propiciando o preconceito racial. Enfrentar as desigualdades sociais e as diversidades étnico-raciais nas escolas é um desafio para todos os estabelecimentos de ensino, não importando se a escola é pública ou particular. Porém, ao demonstrar que o racismo e a discriminação estão presentes em nosso cotidiano escolar, se faz necessário articular atividades diferenciadas no processo educacional, inserindo uma discussão do assunto nesse ambiente. A escola pesquisada na cidade de Pomerode-SC, frequentada por estudantes do Ensino Médio, em sua maioria de origem germânica, foi coordenada pelo autor, que vivenciou o cotidiano escolar durante as aulas e programas ali realizados, e contou com a contribuição de outros docentes para a realização da pesquisa. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (12 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Raças - Relações étnicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Raças - Diferenças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura negra - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria crítica | - |
| Título: dc.title | Uma visão geral sobre o racismo na escola : estudo de um contexto escolar | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: