Uma visão geral sobre o racismo na escola : estudo de um contexto escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHamermüller, Douglas Ortiz-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorDay, Jonas Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:26:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:26:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51865-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51865-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Douglas Ortiz Hammermuller-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Especialista em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta pesquisa discute as imensuráveis dificuldades de convívio entre estudantes de diferentes raças no cotidiano escolar. O convívio dessas diferenças na escola revela como a identidade negra é marcada por desigualdades sociais e raciais. O Brasil é caracterizado por diversas etnias e culturas, e essa miscigenação gera conflitos sociais, e dentro do âmbito escolar é perceptível a falta de conhecimento e desinformação em relação ao tema, propiciando o preconceito racial. Enfrentar as desigualdades sociais e as diversidades étnico-raciais nas escolas é um desafio para todos os estabelecimentos de ensino, não importando se a escola é pública ou particular. Porém, ao demonstrar que o racismo e a discriminação estão presentes em nosso cotidiano escolar, se faz necessário articular atividades diferenciadas no processo educacional, inserindo uma discussão do assunto nesse ambiente. A escola pesquisada na cidade de Pomerode-SC, frequentada por estudantes do Ensino Médio, em sua maioria de origem germânica, foi coordenada pelo autor, que vivenciou o cotidiano escolar durante as aulas e programas ali realizados, e contou com a contribuição de outros docentes para a realização da pesquisa.-
Formato: dc.format1 arquivo (12 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectRaças - Relações étnicas-
Palavras-chave: dc.subjectRaças - Diferenças-
Palavras-chave: dc.subjectCultura negra - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria crítica-
Título: dc.titleUma visão geral sobre o racismo na escola : estudo de um contexto escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.