Como as crianças constroem representações de gênero a partir da descrição física e comportamental de princesas e príncipes dos clássicos contos de fadas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBattezzati, Silma Cortes da Costa-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorBrum, Ivanete Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:18:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:18:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51863-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51863-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Silma Cortes da Costa Batezzatti-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo apresenta uma reflexão sobre a abordagem dos contos de fadas na sala de aula. Partindo de experiências pessoais, surgiu a necessidade de refletir sobre as estratégias usadas atualmente por grande parte dos professores (as) para tratar o tema dos contos/histórias com as crianças da Educação Infantil. Por trás desse problema, visto pelos professores como um dos principais entraves da boa educação, há a falta de conhecimento sobre o tema e de adequação de estratégias de ensino. Assim foi realizada uma pesquisa bibliográfica para compreensão e entendimento mais aprofundado da questão. Ao final desta pesquisa pode-se concluir que os contos de fadas exercem influência na forma de pensar e agir das crianças, mas que atitudes autoritárias e retrógradas não adiantam de nada. Quando se tenta impor "normas" ou regras, a submissão e a revolta aparecem no comportamento de algumas crianças. Entretanto, mais do que reflexão contínua, diálogo e coerência nos procedimentos, os mediadores do processo de ensino - professores e escola - devem se pautar por ações transparentes e convictas, analisar o público que tem e, a partir de então, construírem uma abordagem coerente e adequada de ensino que possa ser a mescla de várias ações pedagógicas, selecionando o que de melhor cada conto tem para oferecer.-
Formato: dc.format16 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade sexual na educação-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças e sexo-
Palavras-chave: dc.subjectContos infantis-
Título: dc.titleComo as crianças constroem representações de gênero a partir da descrição física e comportamental de princesas e príncipes dos clássicos contos de fadas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.