O diálogo como estratégia de enfrentamento do bullying

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Aline de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorSignori, Elisa Lobe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:51:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:51:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51861-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51861-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Aline de O. Gonçalves-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O bullying é um fenômeno caracterizado por atitudes agressivas, intencionais e repetidas que ocorrem em relações desiguais de poder. Este artigo apresenta uma discussão teórica sobre o fenômeno e analisa algumas estratégias utilizadas para combatê-lo em um contexto escolar. A metodologia foi baseada na revisão bibliográfica e na aplicação de um questionário quantitativo e qualitativo. O instrumento de pesquisa foi elaborado pelos/as autores/as e respondido por quinze professoras de nível fundamental de uma escola na cidade de Blumenau (SC). A aplicação do questionário possibilitou conhecer as estratégias utilizadas pelas respondentes e a efetividade dessas ações, observada por elas mesmas. A partir das informações obtidas, foram propostos diálogos sistematizados com alunos/as e familiares como forma para a conscientização e enfrentamento do bullying, conforme prevê o Programa de Combate à Violência Sistemática (Bullying) através da Lei Nº 13.185 de 06 de novembro de 2015-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectViolência na escola-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças e violência-
Palavras-chave: dc.subjectAssédio nas escolas-
Palavras-chave: dc.subjectViolência em crianças-
Título: dc.titleO diálogo como estratégia de enfrentamento do bullying-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.