Percepção dos estudantes sobre as práticas de ação docente para a superação de atitudes racistas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTiepolo, Elisiani Vitória, 1963--
Autor(es): dc.contributorMélo, Tainá Ribas, 1982--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Elianes da Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:24:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:24:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51860-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51860-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Elisiani Tiepolo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A sociedade brasileira se caracteriza pela miscigenação. Porém, o negro é alvo de constantes atos de racismo e discriminação. Nesse contexto, optou-se em elaborar este artigo, cujo objetivo é caracterizar e analisar o desempenho dos professores dentro do espaço escolar por meio das demandas relatadas na pesquisa com estudantes. Para isso, considera-se o tema a partir dos conceitos de raça, etnia e diversidade cultural, buscando-se compreender de que forma os estudos sobre raça e etnia podem contribuir para minimizar o preconceito racial e a discriminação dos negros. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo através da técnica de aplicação de questionários, respondidos por noventa e um alunxs do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal, apontando questões sobre raça, etnia, racismo, ensino da história e cultura afrodescendente no contexto da sala de aula. Abordam-se também a legislação que ampara o respeito aos direitos étnicos.-
Formato: dc.format1 arquivo (19 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCultura negra - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectRaças - Discursos-
Palavras-chave: dc.subjectDiscriminaçao racial na educaçao-
Título: dc.titlePercepção dos estudantes sobre as práticas de ação docente para a superação de atitudes racistas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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