Bullying no ambiente escolar : as pesquisas revelam a gravidade do problema?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Fabiana Gomes de, 1980--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorCaetano, Carina Pancote de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:37:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:37:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51848-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51848-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Fabiana Gomes de Azevedo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A violência vem sendo considerada um dos problemas mais graves de nossa sociedade. No ambiente escolar o bullying se caracteriza uma forma de violência comum e vem aumentando significativamente, sendo considerado uma prática que afeta todos os envolvidos: vitimas, agressores e espectadores, de forma a prejudicar todo o trabalho pedagógico e a aprendizagem dos educandos. O objetivo desta pesquisa foi analisar o nível de conhecimento e de associação do termo bullying com as práticas agressivas cometidas no ambiente escolar, verificando se o que sabem ou conhecem inicialmente, acerca do que é bullying e como se constitui suas práticas, interferindo ou não nos resultados coletados e divulgados pelas pesquisas. A partir dos dados coletados e analisados através da aplicação de questionário, foi possível perceber que os índices apresentados por dados oficiais, podem ser ainda maiores, levando-se em conta a falta de informação adequada e ainda a tentativa dos agressores em tentar constituir que a prática de tal violência se torne natural, alegando que tais atitudes fazem parte do cotidiano escolar e até mesmo uma forma de defesa e busca por justiça dentro dos muros escolares.-
Formato: dc.format15 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAssédio nas escolas-
Palavras-chave: dc.subjectViolencia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia infantil - Educação-
Título: dc.titleBullying no ambiente escolar : as pesquisas revelam a gravidade do problema?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.