Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Fabiana Gomes de, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Caetano, Carina Pancote de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:37:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:37:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51848 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51848 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Fabiana Gomes de Azevedo | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A violência vem sendo considerada um dos problemas mais graves de nossa sociedade. No ambiente escolar o bullying se caracteriza uma forma de violência comum e vem aumentando significativamente, sendo considerado uma prática que afeta todos os envolvidos: vitimas, agressores e espectadores, de forma a prejudicar todo o trabalho pedagógico e a aprendizagem dos educandos. O objetivo desta pesquisa foi analisar o nível de conhecimento e de associação do termo bullying com as práticas agressivas cometidas no ambiente escolar, verificando se o que sabem ou conhecem inicialmente, acerca do que é bullying e como se constitui suas práticas, interferindo ou não nos resultados coletados e divulgados pelas pesquisas. A partir dos dados coletados e analisados através da aplicação de questionário, foi possível perceber que os índices apresentados por dados oficiais, podem ser ainda maiores, levando-se em conta a falta de informação adequada e ainda a tentativa dos agressores em tentar constituir que a prática de tal violência se torne natural, alegando que tais atitudes fazem parte do cotidiano escolar e até mesmo uma forma de defesa e busca por justiça dentro dos muros escolares. | - |
Formato: dc.format | 15 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assédio nas escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violencia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia infantil - Educação | - |
Título: dc.title | Bullying no ambiente escolar : as pesquisas revelam a gravidade do problema? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: