A importância da formação de profissionais da educação para a valorização e potencial da população de origem africana no Brasil : um estudo de caso em escola pública de Itajaí

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Autor(es): dc.contributorPolidoro, Maurício, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorSilva, Bruna Dayana Malaquias da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:41:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:41:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51847-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51847-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Mauricio Polidoro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este artigo foi realizado apresentando um relato de experiência vivenciado através de observação em escola pública estadual no município de Itajaí-SC durante o dia a dia na função de segunda professora em sala de aula. Com o foco de alertar para a formação adequada de profissionais da educação para que estejam aptos a cumprir a Lei Federal 10.639/03, a necessidade de conhecimento entre muitos professores e equipes pedagógicas no que se refere a questão das populações de origem africana no Brasil, já que a lei está em vigor a mais de dez anos porém nem todo profissional da educação tem conhecimento desta. A falta de entendimento implica em profissionais da educação trabalharem a Lei Federal 10.639/03 de forma deturpada por não ter a formação adequada referente ao ensino de História e Cultura Áfro-Brasileira no ensino fundamental e médio nas instituições de ensino, para isto se faz necessário o conhecimento e compreensão da história, a valorização e potencial da população de origem africana no Brasil através da formação adequada, pesquisas e estudos. Para isso é necessário que os órgãos competentes de educação estruturem formação de professores para a aplicação adequada da Lei Federal 10.639/03.-
Formato: dc.format1 arquivo : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectNegros - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectCultura africana-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - África-
Palavras-chave: dc.subjectCultura negra - Brasil-
Título: dc.titleA importância da formação de profissionais da educação para a valorização e potencial da população de origem africana no Brasil : um estudo de caso em escola pública de Itajaí-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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