
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Polidoro, Maurício, 1986- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Bruna Dayana Malaquias da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:41:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:41:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51847 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51847 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Mauricio Polidoro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este artigo foi realizado apresentando um relato de experiência vivenciado através de observação em escola pública estadual no município de Itajaí-SC durante o dia a dia na função de segunda professora em sala de aula. Com o foco de alertar para a formação adequada de profissionais da educação para que estejam aptos a cumprir a Lei Federal 10.639/03, a necessidade de conhecimento entre muitos professores e equipes pedagógicas no que se refere a questão das populações de origem africana no Brasil, já que a lei está em vigor a mais de dez anos porém nem todo profissional da educação tem conhecimento desta. A falta de entendimento implica em profissionais da educação trabalharem a Lei Federal 10.639/03 de forma deturpada por não ter a formação adequada referente ao ensino de História e Cultura Áfro-Brasileira no ensino fundamental e médio nas instituições de ensino, para isto se faz necessário o conhecimento e compreensão da história, a valorização e potencial da população de origem africana no Brasil através da formação adequada, pesquisas e estudos. Para isso é necessário que os órgãos competentes de educação estruturem formação de professores para a aplicação adequada da Lei Federal 10.639/03. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Negros - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura africana | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - África | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura negra - Brasil | - |
| Título: dc.title | A importância da formação de profissionais da educação para a valorização e potencial da população de origem africana no Brasil : um estudo de caso em escola pública de Itajaí | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: