
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Madruga, Fernanda Pons | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Otto, Angélica Licínio Machado | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:14:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:14:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51845 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51845 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Fernanda Pons Madruga | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : As relações raciais e a representação social do negro nos livros didáticos são paradigmas enfrentados nas escolas diariamente. Com este intuito, a presente pesquisa buscou analisar o livro didático de história da escola pública de Blumenau e a representação social do negro, além de conhecer o parecer de docentes que ministram a disciplina correspondente e compreender como ocorre o processo de ensino aprendizagem e as relações raciais nas escolas. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e teve como sujeitos dois docentes de diferentes escolas. O instrumento de coleta dos dados utilizado foi entrevista individual semiestruturada, realizada de forma presencial. O livro didático utilizado pelo segundo ano do Ensino Médio foi analisado criticamente com base nos conceitos estudados durante a pesquisa. É relevante levar á problematização do tema para que os profissionais da educação possam refletir a respeito das questões raciais, as relações estabelecidas e a hierarquia imposta através das percepções com base nos livros de história e a sua influência na sociedade. Sendo assim, constatou-se como se dá a representação social do negro no livro didático de história, bem como a influência na formação identidária do aluno, e a necessidade de mudanças e alterações nas ações dos docentes e na construção do livro didático, para efetivar a educação racial nas escolas e propor uma outra forma de representação social do negro no livro didático de história. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (17 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Negros - História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura afrobrasileira - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos - Análise | - |
| Título: dc.title | A representação social do negro no livro didático e suas complexidades | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: