A representação social do negro no livro didático e suas complexidades

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Autor(es): dc.contributorMadruga, Fernanda Pons-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorOtto, Angélica Licínio Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:14:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:14:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51845-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51845-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Fernanda Pons Madruga-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : As relações raciais e a representação social do negro nos livros didáticos são paradigmas enfrentados nas escolas diariamente. Com este intuito, a presente pesquisa buscou analisar o livro didático de história da escola pública de Blumenau e a representação social do negro, além de conhecer o parecer de docentes que ministram a disciplina correspondente e compreender como ocorre o processo de ensino aprendizagem e as relações raciais nas escolas. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e teve como sujeitos dois docentes de diferentes escolas. O instrumento de coleta dos dados utilizado foi entrevista individual semiestruturada, realizada de forma presencial. O livro didático utilizado pelo segundo ano do Ensino Médio foi analisado criticamente com base nos conceitos estudados durante a pesquisa. É relevante levar á problematização do tema para que os profissionais da educação possam refletir a respeito das questões raciais, as relações estabelecidas e a hierarquia imposta através das percepções com base nos livros de história e a sua influência na sociedade. Sendo assim, constatou-se como se dá a representação social do negro no livro didático de história, bem como a influência na formação identidária do aluno, e a necessidade de mudanças e alterações nas ações dos docentes e na construção do livro didático, para efetivar a educação racial nas escolas e propor uma outra forma de representação social do negro no livro didático de história.-
Formato: dc.format1 arquivo (17 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectNegros - História-
Palavras-chave: dc.subjectCultura afrobrasileira - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos - Análise-
Título: dc.titleA representação social do negro no livro didático e suas complexidades-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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