A cultura indígena inserida de forma interdisciplinar na escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBattezzati, Silma Cortes da Costa, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Angela Santos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:17:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:17:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51843-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51843-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Silma Cortes da Costa Battezzati-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Receamos que nossa escola tenha trabalhado timidamente a cultura indígena e que a nossa comunidade tenha esquecido a cultura desses povos vizinhos de um mesmo território, a nação brasileira. Mas esperamos que o trabalho aqui descrito, que incluiu leituras sobre o tema, conversas entre as professoras de geografia e filosofia e debates em reuniões semanais de planejamento, tenha contribuído para a inserção da cultura indígena de forma interdisciplinar na nossa escola. Cremos que todos os(as) professores(as) tenham pensado em trabalhar esse tema, que tenham abordado a rica cultura indígena nas séries iniciais. Presumimos que este trabalho, especificamente nas áreas de geografia e filosofia, tenha chegado para modificar as vivências escolares no ensino médio também. Destacamos a importância das estratégias governamentais e públicas no sentido de promover a verdadeira inclusão do indígena nas comunidades escolares para que todos tenham acesso à educação, mesmo as minorias vulneráveis.-
Formato: dc.format1 arquivo (17 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectIndios - Cultura-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão na educação-
Palavras-chave: dc.subjectCultura indigena - Estudo e ensino-
Título: dc.titleA cultura indígena inserida de forma interdisciplinar na escola-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.