Perfil racista de alunos : uma experiência no ensino infantil de uma cidade do Paraná e o papel da literatura na mudança desse cenário

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Fabiana Gomes de, 1980--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorBento, Amanda Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:24:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:24:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51837-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51837-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Fabiana Gomes de Azevedo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A educação formal é o melhor veículo para ensinar indivíduos crianças valores antirracistas, pois é nela onde as discussões tomam fundamentos, e assim instrui às crianças reflexões sobre o tema para evitar preconceitos e atitudes racistas futuramente. Estas reflexões nascem de teóricos que juntamente com movimentos sociais levantam os problemas a respeito. O livro didático tem a função e eliminar estes desvalores racistas, para evitar assim qualquer natureza de descriminação. O trabalho consistiu em ler um livro infantil que valoriza o cabelo crespo e o turbante, laço. Dois grupos foram questionados, um antes e outro após a leitura do livro como observam duas bonecas, sendo uma branca e outra negra. Os alunos se mostraram um pouco racistas, casos isolados. Mantendo uma certa igualdade entre as respostas, mas é ressaltado a baixa autoestima de pessoas que se identificam como negras e afirmam que o negro é um indivíduo ruim.-
Formato: dc.format1 arquivo (12 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia social-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia infantil - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectRaças - Discursos-
Título: dc.titlePerfil racista de alunos : uma experiência no ensino infantil de uma cidade do Paraná e o papel da literatura na mudança desse cenário-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.