
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mélo, Tainá Ribas, 1982- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Gazanig, Alfredo José | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:32:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:32:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51836 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51836 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Tainá Ribas Mélo | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Visando identificar como acontece o processo de inclusão na escola pública surgiu a ideia de conhecer como ocorre o processo de ensino-aprendizagem de um com deficiência nas aulas de educação física. Após as considerações inicias, apresenta-se o problema desta investigação: de qual forma é realizado o processo de inclusão de um aluno do 3º ano das séries iniciais, com transtorno do espectro autista, nas aulas de educação física de escola pública na rede municipal de ensino? Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa que analisou a inclusão de um educando com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física. Hoje, o aluno vem sendo muito bem aceito por seus colegas e professores, mostrando algumas melhoras no aspecto social, motor e cognitivo, participando efetivamente das aulas de educação física. Podemos concluir que as aulas de educação física, contribuem sim para o processo de aprendizagem do aluno, se bem trabalhada e contar com profissionais dispostos a abraçarem a causa, não há dúvidas de que o aluno terá muitos ganhos. | - |
| Formato: dc.format | 15 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autismo em crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação fisica - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | Autismo e inclusão nas aulas de educação física : relato de caso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: