
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rehme, Marta Francis Benevides, 1959- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | - |
| Autor(es): dc.creator | Henriques, Maria Salete Zugliani | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:46:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:46:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51833 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51833 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Marta F. Benevides Rehme | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | RESUMO: Existe um reconhecimento internacional da necessidade de mudança na educação de profissionais de saúde frente à inadequação dos cursos em responder às demandas sociais. Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional CNE/CES 2014, que estabelece os princípios, os fundamentos e as finalidades da formação em Medicina, as escolas médicas no Brasil passam por uma reformulação . O processo de mudança traz inúmeros desafios. Contrapondo-se à prática corrente do ensino tradicional, a visão construtivista coloca o professor no papel de provocador do raciocínio do aluno. Assim, valoriza experiências concretas e problematizadoras e também desenvolve diferentes processos mentais que o leve a uma aprendizagem significativa. A intenção é promover a integração de conteúdos (utilizando diferentes processos mentais) e ultrapassar a memorização de diagnósticos baseados em sinais e sintomas. Este artigo busca, com base em trabalhos de pesquisadores e na experiência da autora, desenvolver uma reflexão sobre as possibilidades e limites de inovação pedagógica na aplicação da metodologia P.B.L. [problem based learning] na disciplina de AIS [atenção integral à saúde] do departamento de saúde coletiva da UFPR. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação médica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saude comunitaria | - |
| Título: dc.title | Avaliação da aplicabilidade da metodologia P.B.L. [Problem Based Learning] na disciplina A.I.S. [Atenção Integral à Saúde] | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: