Passo a passo : uso de tecnologia da informação e comunicação no estágio obrigatório do curso de medicina

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Autor(es): dc.contributorSoares, Sandramara Scandelari Kusano de Paula, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico-
Autor(es): dc.creatorBermudez, Beatriz Elizabeth Bagatin Veleda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:01:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:01:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51830-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51830-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soares-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionINTRODUÇÃO: As tecnologias da informação e comunicação na produção e distribuição de conhecimentos têm produzido grande impacto na cultura e no ensino médico. Apesar de estarem presentes há décadas e serem muito difundidas, há falta de preparação e treinamento dos docentes. OBJETIVO: Demonstrar a utilidade das tecnologias de informação e comunicação no estágio obrigatório de Pediatria do curso de Medicina na otimização do tempo e organização do aprendizado no cuidado à saúde dos adolescentes. MÉTODO: Elaboração do plano da aula sobre a consulta do adolescente, seguido de solicitação de apoio ao Núcleo de Educação à Distância do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (EaD/SEPT) da Universidade Federal do Paraná, preenchimento do roteiro da orientação do atendimento conforme o modelo do serviço e agendamento da gravação de dois vídeos com a equipe do Núcleo de EaD/SEPT. Após as gravações, finalizou-se com a edição dos vídeos e inserção de material complementar no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle. Foi realizado então o cadastramento na plataforma Moodle dos alunos do 6º ano do Curso de Medicina do Complexo Hospital de Clínicas da referida universidade. O controle de acessos aos vídeos/ material e a interação entre alunos e preceptores do estágio com comentários e dúvidas farão parte da avaliação dos doutorandos. RESULTADOS: A orientação do atendimento será disponibilizada na plataforma Moodle para os alunos viabilizando a otimização do tempo de atendimento no Ambulatório dos Adolescentes para a discussão de diagnóstico, tratamento e evolução dos pacientes atendidos, além da organização do estudo on line sobre o tema no período conveniente. CONCLUSÃO: O uso de tecnologias da informação e comunicação inovará a capacitação dos alunos do curso de Medicina do 6º ano durante o estágio obrigatório da Pediatria para a abordagem médica do adolescente e da sua família.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino medico-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicação-
Título: dc.titlePasso a passo : uso de tecnologia da informação e comunicação no estágio obrigatório do curso de medicina-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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