Efetividade da reprodução oral do passo-a-passo em exercícios práticos de simulação de fixação de fraturas

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Autor(es): dc.contributorPimentel, Silvania Klug, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico-
Autor(es): dc.creatorAbagge, Marcelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:08:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:08:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51829-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51829-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Silvania Klug Pimentel-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Objetivo: Avaliação da efetividade da fase de reprodução oral do passo-apasso por parte dos alunos antes da execução final de um exercício prático de simulação de fixação cirúrgica de uma fratura da diáfise do rádio. Método: Participaram deste estudo 10 residentes de Ortopedia e Traumatologia, sendo 4 residentes do 2o ano e 6 residentes do 1o ano, e foram divididos em dois grupos de 5 residentes cada. Todos foram reunidos numa sala onde assitiram ao vídeo do exercício a ser realizado. Um grupo foi denominado "Grupo A", foi encaminhado diretamente à sala de exercícios práticos. O outro grupo, denominado "Grupo B", realizou uma etapa que precede a parte prática do exercício. Nesta etapa, os participantes que compõem o Grupo B foram convidados pelos instrutores a falarem todos os passos que irão realizar no exercício prático, podendo o instrutor corrigir os participantes caso identifique algum erro na execução do passo-apasso, bem como tirar as dúvidas dos participantes. Todos foram filmados e avaliados através de um checklist de 20 pontos. Resultados: O grupo A obteve 57% de acerto. Os resultados do Grupo A variaram entre sete e 15 pontos de um total de 20 possíveis. O grupo B obteve 89% de acerto. Os resultados do grupo B variaram entre 15 e 20 pontos de um total de 20 possíveis. Conclusão: A reprodução oral do passo-a-passo por parte dos alunos antes da execução final de um exercício prático de simulação de fixação cirúrgica de uma fratura da diáfise do rádio melhora a técnica e diminui o tempo para sua execução.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação sanitária-
Palavras-chave: dc.subjectEducação médica-
Palavras-chave: dc.subjectOrtopedia-
Título: dc.titleEfetividade da reprodução oral do passo-a-passo em exercícios práticos de simulação de fixação de fraturas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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