
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rehme, Marta Francis Benevides, 1959- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | - |
| Autor(es): dc.creator | Pachaly, Maria Aparecida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:06:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:06:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51827 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51827 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Marta Rehme | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Introdução: A metodologia de aprendizado baseado em equipes (Team Based Learning - TBL) apresenta vantagens em relação aos métodos tradicionais de ensino médico. Por este motivo decidimos revisar e em seguida desenvolver um módulo para sua aplicação na disciplina de nefrologia da UFPR no primeiro semestre de 2016. Métodos: Os termos utilizados para a pesquisa bibliográfica foram: "aprendizado baseado em equipes", "team based learning (TBL)", "ensino médico no Brasil" e diretrizes curriculares. O módulo de Equilíbrio Hidro-Eletrolítico e Ácido-Básico foi criado após discussão com os docentes da disciplina de Nefrologia da UFPR. Apenas um docente participa deste módulo. Previamente às aulas é selecionado o material teórico, que é encaminhado aos alunos por via eletrônica. É preparado um teste contendo 5 questões objetivas ou de resposta direta que é aplicado individualmente e depois em grupo, para assegurar o preparo prévio. Estes testes são recolhidos e posteriormente corrigidos pelo professor com os alunos. As dúvidas são resolvidas e então os alunos recebem um caso clínico para aplicarem os conceitos na prática. Resultados: Observamos maior participação dos alunos em classe, com diminuição dos fatores de distração, conversas paralelas e uso de aparelhos eletrônicos desnecessários para a atividade. Os alunos que tiveram desempenho fraco na avaliação individual geralmente tiveram melhora em seus scores no teste do grupo, e raramente ocorreu piora dos scores dos alunos que se saíram bem no teste individual. Conclusão: A experiência até então tem sido positiva, tanto para os alunos como para os professores, mas ferramentas apropriadas de avaliação devem ser validadas para conclusões mais sólidas sobre o aproveitamento pelos alunos. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação médica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nefrologia - Educação | - |
| Título: dc.title | Aprendizado Baseado em Equipes (Team Based Learning - TBL) : revisão bibliográfica e relato da experiência inicial com módulo TBL na disciplina de Nefrologia - UFPR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: