Estratégias de ensino em cursos de graduação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGodoy, José Luiz de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico-
Autor(es): dc.creatorBelotto, Maristela do Rocio-
Autor(es): dc.creatorWeigert, Simone Planca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:46:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:46:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51826-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51826-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. José Luiz de Godoy-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias da Saúde, Curso de Especialização em Ensino Médico.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Objetivo: verificar as estratégias de ensino que estão sendo discutidas e utilizadas no contexto educacional nacional em cursos de graduação, e também como tem desenvolvido sua aplicação e os resultados alcançados para o processo de ensino e aprendizagem. Metodologia: a pesquisa foi realizada a partir de uma revisão sistemática da literatura em bases de dados eletrônicas como o Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal da CAPES utilizando descritores e palavras-chave relacionadas ao tema proposto. Resultados: foram selecionados para o desenvolvimento do estudo 15 artigos científicos que se encontravam dentro dos critérios de inclusão pré estabelecidos;.e a partir da análise dos mesmos elaborou-se um quadro sintético contendo dados sobre o ano, autor, objetivos e resultados e ou conclusões. Entre os artigos selecionados, os principais objetivos apresentados foram identificar e analisar as estratégias de ensino utilizadas em cursos de graduação e em ambientes virtuais de ensino, avaliando como os graduandos percebem estas estratégias de ensino e aprendizagem. Conclusões: Ao se proceder à análise e interpretação das pesquisas selecionadas bem como seus resultados pode-se desenvolver um panorama geral sobre as estratégias de ensino que são mais empregadas nos cursos de graduação e disponibilizar material significativo para fundamentar o tema pesquisado. Os estudos pesquisados mostram também que, paralelamente à adoção de novas estratégias de ensino, a tendência é buscar por um pensamento crítico e por uma atitude mais ativa por parte do graduando no processo de aprendizagem, pois isto se caracteriza como um dos objetivos das próprias estratégias de ensino que têm sido utilizadas ao longo dos anos.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação medica-
Palavras-chave: dc.subjectModelos educacionais-
Título: dc.titleEstratégias de ensino em cursos de graduação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.