
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Godoy, José Luiz de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | - |
| Autor(es): dc.creator | Belotto, Maristela do Rocio | - |
| Autor(es): dc.creator | Weigert, Simone Planca | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:46:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:46:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51826 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51826 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. José Luiz de Godoy | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias da Saúde, Curso de Especialização em Ensino Médico. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Objetivo: verificar as estratégias de ensino que estão sendo discutidas e utilizadas no contexto educacional nacional em cursos de graduação, e também como tem desenvolvido sua aplicação e os resultados alcançados para o processo de ensino e aprendizagem. Metodologia: a pesquisa foi realizada a partir de uma revisão sistemática da literatura em bases de dados eletrônicas como o Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal da CAPES utilizando descritores e palavras-chave relacionadas ao tema proposto. Resultados: foram selecionados para o desenvolvimento do estudo 15 artigos científicos que se encontravam dentro dos critérios de inclusão pré estabelecidos;.e a partir da análise dos mesmos elaborou-se um quadro sintético contendo dados sobre o ano, autor, objetivos e resultados e ou conclusões. Entre os artigos selecionados, os principais objetivos apresentados foram identificar e analisar as estratégias de ensino utilizadas em cursos de graduação e em ambientes virtuais de ensino, avaliando como os graduandos percebem estas estratégias de ensino e aprendizagem. Conclusões: Ao se proceder à análise e interpretação das pesquisas selecionadas bem como seus resultados pode-se desenvolver um panorama geral sobre as estratégias de ensino que são mais empregadas nos cursos de graduação e disponibilizar material significativo para fundamentar o tema pesquisado. Os estudos pesquisados mostram também que, paralelamente à adoção de novas estratégias de ensino, a tendência é buscar por um pensamento crítico e por uma atitude mais ativa por parte do graduando no processo de aprendizagem, pois isto se caracteriza como um dos objetivos das próprias estratégias de ensino que têm sido utilizadas ao longo dos anos. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação medica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelos educacionais | - |
| Título: dc.title | Estratégias de ensino em cursos de graduação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: