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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Athayde, Thayz Conceição Cunha de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Gepert, Erica Aparecida Vieira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:23:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:23:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51819 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51819 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Thayz Conceição Cunha de Athayde | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo trata das reflexões que se referem ao/a aluno/a negro/a e as questões curriculares que envolvem o ensino das relações étnico-raciais e cultura afro-brasileira e africana na escola. O estudo foi embasado pela realização de uma pesquisa de campo, que foi realizada na Escola Municipal "Prof. David da Silva Carneiro" localizada no município da Lapa-Pr. O objetivo geral consistiu em Identificar desafios e perspectivas da Lei nº 11.645/08 em uma escola da rede municipal de ensino da Lapa-PR. Apoiada em documentos referenciais da educação brasileira como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana buscou-se entender as perspectivas da inserção social da criança negra na escola, fazendo um elo entre aspectos presentes na Lei 11.645/08, com o cotidiano vivenciado na escola nos anos iniciais do ensino fundamental, tanto na ótica do currículo quanto na prática que engendra o cotidiano do aluno negro e a valorização da sua cultura. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (16 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negros - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura negra - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura afrobrasileira - Educação | - |
Título: dc.title | Implementação da lei 11.645/08 e o reconhecimento cultural do aluno negro na rede municipal do município da Lapa-PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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