
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Valéria dos Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Emerson Henrique dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:11:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:11:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51818 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51818 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Valeria dos Santos Oliveira | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A dinâmica que envolve os estudos de Diversidade de Gênero não é ampla nas salas de aula e muito menos nos bastidores das escolas, em geral nossos professores e funcionários não possuem conhecimento e informações para trabalhar com esta temática. A questão da Diversidade Sexual e de Gênero é constantemente abordada nas mídias - televisivas, jornais e periódicos, que tratam o assunto de forma superficial. Portanto, esta questão tem forçado a sociedade a discutir o tema, à educação escolar não pode ignorar esta bandeira, mas será que o assunto é tratado de forma mínima e condizente dentro dos estabelecimentos escolares. Com este trabalho consegui chegar a algumas conclusões a respeito do tema e os motivos do não entendimento das pessoas de forma geral, muitos profissionais depararam-se com situações que não saberiam resolver ou sequer sabiam de sua existência. Na escola isso acontece de forma latente e após a discussão dessa pesquisa acredito que novos comportamentos foram provocados e geram em novas formas de observar o outro dentro do contexto da pesquisa. | - |
| Formato: dc.format | 14 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação sexual - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade sexual na educação | - |
| Título: dc.title | Como os profissionais de educação entendem a questão da diversidade de gênero? | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: