Rodas de conversa : discutindo direitos humanos, gênero e diversidade na sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArchanjo, Daniela Resende, 1976--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorSilva, Elizabete Maria da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:49:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:49:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51817-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51817-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Daniela Resende Archanjo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : As temáticas abordadas neste artigo são a promoção da igualdade, o respeito e valorização das diversidades étnico-racial, gênero e orientação sexual na escola. Fundamenta-se a partir de uma aproximação com a metodologia da pesquisa-ação, utilizando-se de textos de gêneros de esferas sociais diferentes para apresentar aos alunos e alunas temas atuais e polêmicos, sobre conflitos gerados por discriminação e intolerância e para iniciar discussões sobre esses temas. A intenção desse trabalho foi criar um espaço para o debate e a discussão desses temas, alicerceado na ideia de uma escola formadora de opinião e com o dever de preparar o aluno para a cidadania, não podendo continuar propagando informações e conceitos que alimentem o preconceito e a discriminação contra a pessoa humana. Para fortalecer os laços e proporcionar uma discussão mais aberta dos temas ligados aos Direitos Humanos, diversidades e gênero foram instituídas rodas de conversa, que contaram com a participação de professoras e alunos/alunas. Essas rodas foram organizadas e mediadas pelos membros do Grêmio Estudantil da escola e pelas professoras participantes. Os/as participantes aprovaram as discussões e as tornaram muito proveitosas, até porque não havia esse espaço de discussão antes. Percebeu-se que o machismo, a homofobia e o racismo ainda estão muito presentes no ambiente escolar e que os professores acham importante discutir na perspectiva de superar esses problemas. O objetivo do projeto foi discutir gênero e diversidade na escola para ajudar os membros da comunidade escolar a compreender e respeitar diferenças e contribuir para a construção de uma sociedade que supere todo tipo de discriminação, especialmente o machismo, o sexismo, a homofobia, a lesbofobia e o racismo.-
Formato: dc.format1 arquivo (16 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMinorias - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectNegros - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectHomossexualidade e educação-
Título: dc.titleRodas de conversa : discutindo direitos humanos, gênero e diversidade na sala de aula-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.