
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Rosa Maria Frugoli da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Cavalcante, Daniela Gomes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:47:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:47:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51809 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51809 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Rosa Maria Frugoli da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este artigo faz uma reflexão sobre a diversidade étnico-racial na infância. O desenvolvimento integral das crianças deve ser baseado numa educação democrática, plural e de qualidade. Partiu-se do questionamento sobre quais as situações em que as relações de desigualdade racial apresentam-se na vida das crianças e como as instituições intervêm na promoção da igualdade racial. Os objetivos identificaram ações de profissionais de educação infantil nesta temática. A metodologia foi qualitativa com inserção a campo num Centro de Educação Infantil (CEI) na Rede Municipal de São Paulo. Em campo foi possível identificar documentos, realizar observações, registro e relatos ocorridos durante as atividades realizadas no CEI. Os dados analisados revelam que as crianças manifestam valores socioculturais adquiridos no meio em que pertencem, conforme vivenciam suas experiências, por vezes com autoimagem negativa pessoal e coletivamente. Conclui-se que a educação infantil tem papel decisivo na formação da identidade das crianças e suas famílias, e que, os princípios da individualidade, igualdade, liberdade, diversidade e pluralidade devem valorizar diferenças e ressaltar as especificidades. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Igualdade perante a lei - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Negros - Identidade racial | - |
| Título: dc.title | Construindo caminhos de igualdade racial na educação infantil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: