
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Monteiro de Lima, Shirley A. | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Gomes, Dalva Aurora | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:11:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:11:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51808 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51808 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Shirley Acioly | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A identidade de gênero é construída pela criança desde o seu nascimento, no seu contexto social e cultural. Sendo assim, os profissionais da educação infantil devem atentar-se para esta temática. Este artigo busca compreender os comportamentos e ações das crianças de 1 a 2 anos, durante suas interações no cotidiano educativo, buscando estabelecer relações entre as escolhas de brinquedos e brincadeiras e o papel que as famílias exercem ao transmitir valores culturais que influenciam no seu desenvolvimento e aprendizagem. Apresenta uma perspectiva reflexiva sobre a temática de gênero, pautado em autores renomados como Scott, Louro e Grossi, abordando a importância da construção da identidade de gênero, da valorização da diversidade humana e, sobretudo, da promoção da igualdade de direitos. Deste modo, este estudo visa observar as reproduções e transgressões dos papéis de gênero nos momentos lúdicos vivenciados pelas crianças, para que haja possibilidade de qualificar as experiências educativas, propiciando um trabalho pedagógico intencional dos professores e professoras, almejando desconstruir concepções discriminatórias relacionadas à classificação de gênero, possibilitando enxergar novas formas de ser e de viver enquanto menina e menino. | - |
| Formato: dc.format | 14 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Infancia - Comportamento sexual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Homossexualidade | - |
| Título: dc.title | Construindo a identidade de gênero na educação infantil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: