Construindo a identidade de gênero na educação infantil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMonteiro de Lima, Shirley A.-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorGomes, Dalva Aurora-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:11:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:11:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51808-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51808-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Shirley Acioly-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A identidade de gênero é construída pela criança desde o seu nascimento, no seu contexto social e cultural. Sendo assim, os profissionais da educação infantil devem atentar-se para esta temática. Este artigo busca compreender os comportamentos e ações das crianças de 1 a 2 anos, durante suas interações no cotidiano educativo, buscando estabelecer relações entre as escolhas de brinquedos e brincadeiras e o papel que as famílias exercem ao transmitir valores culturais que influenciam no seu desenvolvimento e aprendizagem. Apresenta uma perspectiva reflexiva sobre a temática de gênero, pautado em autores renomados como Scott, Louro e Grossi, abordando a importância da construção da identidade de gênero, da valorização da diversidade humana e, sobretudo, da promoção da igualdade de direitos. Deste modo, este estudo visa observar as reproduções e transgressões dos papéis de gênero nos momentos lúdicos vivenciados pelas crianças, para que haja possibilidade de qualificar as experiências educativas, propiciando um trabalho pedagógico intencional dos professores e professoras, almejando desconstruir concepções discriminatórias relacionadas à classificação de gênero, possibilitando enxergar novas formas de ser e de viver enquanto menina e menino.-
Formato: dc.format14 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectInfancia - Comportamento sexual-
Palavras-chave: dc.subjectHomossexualidade-
Título: dc.titleConstruindo a identidade de gênero na educação infantil-
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