Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Neves, Christopher Smith Bignardi, 1989- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Cristina Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:18:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:18:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51804 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51804 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Christopher Smith Bignardi Neves | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Especialização em ... | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A violência é um fenômeno crescente na sociedade. A escola, enquanto espaço de interação social não está protegida desses acontecimentos. É nesse espaço que crianças e adolescentes se relacionam, formam grupos de amizades e também vivem seus conflitos que, por muitas vezes, envolvem situações de violência e bullying. O presente artigo tem por objetivo analisar casos de bullying em uma escola Municipal de Ensino Fundamental da periferia de São Paulo, evidenciando onde a violência se manifesta, quais os tipos de violência mais frequente na escola, a quem os/as estudantes procuram quando se sentem vitimizados e quais as intervenções possíveis. Para tanto foi realizada pesquisa mista. 490 estudantes do 3º ao 9º ano responderam a uma pesquisa realizada no laboratório de Informática da escola. A partir daí realizou-se uma análise desses dados e uma pesquisa bibliográfica em que foram observadas as implicações psicológicas do bullying para os envolvidos, as questões legais, as possibilidades de intervenção e busca de parcerias para minimização de casos de violência no ambiente escolar. | - |
Formato: dc.format | 18 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violencia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assédio nas escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientação sexual | - |
Título: dc.title | Bullyng : a intolerância entre estudantes | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: