Bullying escolar : possibilidades de ações pedagógicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDaronco, Douglas Gomes-
Autor(es): dc.contributorWanzinack, Clóvis-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorAntoniacomi, Cleide Cristina Schebeski-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:34:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:34:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51799-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51799-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Douglas Gomes Daronco-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O bullying pode ser compreendido como acontecimentos de violência física ou psicológica, com o objetivo de intimidar um indivíduo ou grupo, que vem incidindo constantemente dentro do espaço escolar, onde até bem pouco tempo era visto como normal. Este artigo propicia um relato de intervenção pedagógica que promoveu ações educativas que levassem o/a aluno/a repensar a prática do bullying para que possamos viver em uma sociedade mais justa e igualitária. Para tanto, foi desenvolvido ações para identificar a ocorrência do bullying no ambiente escolar, compreender os danos causados pela prática do bullying e desenvolver práticas pedagógicas para expressão de sentimentos que sensibilize os/as alunos/as sobre o respeito à diversidade. A amostra de intervenção foi constituída de 53 estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de Araucária. Como resultado, identificou-se a possibilidade de sensibilizar os estudantes através de atividades que permitam a expressão de seus sentimentos, porém é necessário um trabalho em conjunto com toda a comunidade escolar na busca da minimização da problemática do bullying.-
Formato: dc.format18 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectViolencia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAssédio nas escolas-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia infantil - Educação-
Título: dc.titleBullying escolar : possibilidades de ações pedagógicas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.