Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Daronco, Douglas Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Wanzinack, Clóvis | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Antoniacomi, Cleide Cristina Schebeski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:34:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:34:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51799 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51799 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Douglas Gomes Daronco | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O bullying pode ser compreendido como acontecimentos de violência física ou psicológica, com o objetivo de intimidar um indivíduo ou grupo, que vem incidindo constantemente dentro do espaço escolar, onde até bem pouco tempo era visto como normal. Este artigo propicia um relato de intervenção pedagógica que promoveu ações educativas que levassem o/a aluno/a repensar a prática do bullying para que possamos viver em uma sociedade mais justa e igualitária. Para tanto, foi desenvolvido ações para identificar a ocorrência do bullying no ambiente escolar, compreender os danos causados pela prática do bullying e desenvolver práticas pedagógicas para expressão de sentimentos que sensibilize os/as alunos/as sobre o respeito à diversidade. A amostra de intervenção foi constituída de 53 estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de Araucária. Como resultado, identificou-se a possibilidade de sensibilizar os estudantes através de atividades que permitam a expressão de seus sentimentos, porém é necessário um trabalho em conjunto com toda a comunidade escolar na busca da minimização da problemática do bullying. | - |
Formato: dc.format | 18 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violencia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assédio nas escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia infantil - Educação | - |
Título: dc.title | Bullying escolar : possibilidades de ações pedagógicas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: