Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Neves, Christopher Smith Bignardi, 1989- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Carlos Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:27:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:27:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51794 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51794 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Christopher Smith Bignardi Neves | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Na atualidade, podemos ver discursos de várias ordens no que tange à construção de uma escola de qualidade, democrática e que possa antes de tudo construir o cidadão e cidadã do hoje e do amanhã. No entanto, para que essa escola possa cumprir esse papel social precisa antes de tudo fazer um forte investimento para que o respeito à questão de gênero no contexto escolar seja uma realidade. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa compreender (i) como alunos e alunas que cursam o quinto ano do Ensino Fundamental 1 se agrupam e são agrupados pelas professoras no dia a dia da escola; (ii) quais as impressões desses alunos acerca desses agrupamentos e (iii) quais são as impressões das professoras dessas turmas em relação aos critérios que utilizam para a organização do grupo com referência às questões de gênero. Para tanto, utilizamos como instrumentos de coleta de dados: fotografias, entrevistas e questionários. A metodologia de pesquisa desenvolvida neste trabalho é qualitativa e interpretativa tendo como base a observação participante. O trabalho foi realizado em uma escola de ensino fundamental da Prefeitura do Munícipio de São Paulo com 03 turmas do quinto ano do Ensino Fundamental 1. Essa escola está situada na Zona Sul da cidade de São Paulo e tem uma comunidade que apresenta condições sociais, econômicas e familiares satisfatórias, assim como o grau de escolaridade dos pais, o que pode contribuir para melhor aproveitamento e rendimento escolar. Os resultados obtidos apontam para o fato de que ainda estamos distantes de construir uma escola inclusiva que dê lugar para todas as vozes, e a palavra para todos os seus membros, meninos, meninas, brancos, negros, mulatos, índios, pobres, ricos, com qualquer orientação sexual. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (18 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homossexualidade e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientação sexual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças e sexo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minorias - Educação | - |
Título: dc.title | Por uma escola democrática : em respeito à igualdade de gênero | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: