
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Milene Zanoni da, 1980- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Silveira, Camilla Corso | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:03:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:03:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51793 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51793 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Milene Zanoni da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho busca analisar a produção do quadro de mal-estar docente em professores e professoras do ensino técnico a partir da categoria de análise "gênero". Mal-estar docente representa o quadro de desmotivação e problemas de saúde vivido pelas/os professora/es em decorrência das condições de trabalho às quais estão submetidas/os. São analisados resultados para estresse e exaustão profissional, principais categorias para verificação do quadro de mal-estar docente, e correlacionados às condições de trabalho dos/as profissionais. Verifica-se que os/as participantes estão submetidos às mesmas condições concretas de trabalho, mas, por outro lado, há outras situações que agravam as condições de trabalho: a dupla jornada feminina, generificação da estrutura organizacional e o assédio sexual. Revela-se também elevados níveis de estresse e exaustão nelas, que convergem em sintomas físicos e emocionais e na intenção de abandonar a profissão em maior proporção que nos professores homens. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (22 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalho docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sexo - Diferenças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jornada escolar | - |
| Título: dc.title | Gênero e mal-estar docente : desigualdades de gênero nas condições de trabalho e suas repercussões no adoecimento de professores e professoras do ensino técnico | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: