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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Marcos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Felipe, Bruno Arruda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:48:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:48:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51792 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51792 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : José Francisco Gontan Albiero | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho teve como objetivo geral refletir sobre a questão de gênero no ensino de literatura do livro didático do 1º ano do ensino médio da rede estadual de educação pública do estado de São Paulo. Nos objetivos específicos, teve buscar a presença do discurso patriarcal no ensino de literatura no livro didático e descrever a relação de gênero presente no ensino de literatura do livro didático no ensino médio da rede pública. Utilizamos como objeto de estudo um livro didático da unidade escolar onde o orientador atua como professor de Língua Portuguesa e Literatura. Observamos uma forte predominância do discurso de superioridade do homem em relação à mulher. Essa predominância notou-se através das atividades propostas pelo material. Ainda que a literatura carregue ares do universo patriarcal, o livro didático, enquanto uma alternativa para os/as profissionais da educação, precisa propor atividades que desenvolvam uma reflexão crítica para além do senso comum. Acreditamos que o presente trabalho demonstre a grande responsabilidade de quem produz o livro didático e a importância de professores e professoras refletirem sobre ele, visto que nosso trabalho não se encerra nessa análise. Ele se constrói, realmente, na prática em sala de aula. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (17 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marxismo e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexo - Diferenças | - |
Título: dc.title | Literatura é coisa pra homem! : a relação de gênero no ensino de literatura no livro didático do 1º ano do ensino médio da rede estadual de educação pública do estado de São Paulo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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