O papel social das mulheres para estudantes do ensino médio de uma escola estadual de Blumenau/SC

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Autor(es): dc.contributorCeccato, Monica Weiler-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorMatei, Ana Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:12:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:12:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/51789-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51789-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Mônica Weiler Ceccato-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo principal deste estudo é compreender qual a concepção do papel social das mulheres para estudantes do Magistério de uma escola estadual de Blumenau/SC. Trata-se de um estudo exploratório realizado nos moldes de pesquisa-ação com uma turma de magistério formada por mulheres com idade entre dezessete e cinquenta e sete anos. As temáticas norteadoras foram o papel social da mulher e do homem, diferenças na educação e criação entre meninos e meninas, divisão das tarefas domésticas e igualdade de gênero. Ao debruçar-se sobre o tema percebe-se que as desigualdades de gênero foram socialmente construídas e fortalecidas com base, historicamente, na diferença de papeis sociais atribuídos aos homens e mulheres. Portanto, entender esse processo é resgatar os motivos das desigualdades que ainda ocorrem entre homens e mulheres em diversos âmbitos tais qual salarial, representação política, como também a representatividade de mulheres na ciência e nos diversos setores da sociedade. Constatou-se que a igualdade entre os gêneros não é uma realidade para essa turma, no que tange papel social e divisão de tarefas domésticas, que ainda em sua maioria, fica a encargo da mulher. Neste aspecto, o estudo de gênero como tema transversal deve ser mais fortalecido e desenvolvido nas escolas a fim de minimizar as diferenças sociais estabelecidas pelo sexo. Vale salientar que esta pesquisa foi realizada em uma localidade de cultura predominantemente germânica, com características tradicionais e conservadoras em alguns aspectos relacionados às tarefas domésticas.-
Formato: dc.format[13] p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Título: dc.titleO papel social das mulheres para estudantes do ensino médio de uma escola estadual de Blumenau/SC-
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