
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ceccato, Monica Weiler | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Autor(es): dc.creator | Buratto, Aline Perazzoli | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:29:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:29:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51786 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51786 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Monica Weiler Ceccato | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo principal da pesquisa foi identificar a percepção de responsáveis, educadores e estudantes das zonas urbana e rural em relação às questões de gênero e como objetivos específicos caracterizar a realidade em que a pesquisa foi realizada, aplicar um questionário com questões abertas e fechadas a responsáveis, educadores/as e estudantes do Ensino Médio das zonas urbana e rural e realizar um comparativo entre as respostas obtidas. A metodologia da pesquisa foi exploratória de cunho qualitativo com a aplicação de um questionário com 16 questões, sendo que 146 pessoas responderam ao mesmo de forma voluntária. Após análise e discussão dos dados obtidos foi possível concluir que as percepções dos entrevistados das zonas urbanas e rural sobre as relações de gênero são semelhantes, o que denota uma evolução na diminuição da discriminação principalmente dos homens em relação às mulheres. Por fim, são apresentadas sugestões para o desenvolvimento do tema nas escolas para ampliar o leque de conhecimentos sobre o que é gênero e suas implicações, melhorando o convívio escolar, onde meninos e meninas, passem a perceber que o mesmo deve ocorrer por meio da união de talentos e saberes e não na competição desnecessária. | - |
| Formato: dc.format | 18 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sexo - Diferenças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação feminina | - |
| Título: dc.title | Percepções de responsáveis, educadores/as e estudantes das zonas urbana e rural sobre as relações de gênero | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: